sexta-feira, 20 de julho de 2018

Incentivando o gosto pela leitura

Como eu já falei aqui, sempre adorei livros e sempre incentivei nos meninos o gosto pela leitura. Desde bebês, sentava com eles na poltrona de amamentação, primeiramente só mostrando as figuras e depois, lendo.

Esses foram os primeiros livrinhos que realmente li para os meninos. Ainda bebezinhos, já brincavam com livros de tecido e pra banho. Mas com esses, por volta dos 7, 8 meses, eu comecei a criar o hábito de ler antes de dormir. Sentava na poltrona de amamentação e ia mostrando as figuras, interagindo... eram sempre os mesmos. Como pode ser visto nas fotos seguintes, eram frases bem curtinhas por página. 



Por volta de 1 ano, passei para os livros com um pouco mais de texto. No entanto, as histórias eram simples e as páginas bem coloridas. Nessa fase, acredito que não importa tanto a história em si. Mas fortalecer o hábito da leitura. 

Livros coloridos, com sons e texturas são muito indicados. Meus filhos tiveram muitos desse tipo, mas acabei doando todos dessa fase para uma creche. Restaram apenas esses 3, que eram os preferidos e não tive coragem de me desfazer.


Quando meu filho mais velho tinha por volta de 4 anos, percebi que aqueles livros de histórias bobinhas, geralmente baratos, assim como os contos de fadas, já não estavam mais tão interessantes. Vi que era a hora de partir para livros que fossem mais atraentes para ele. 

E também para mim, uma vez que eu que lia todas as noites. Na época, descobri um blog de uma brasileira que morava em Vancouver e que dava dicas maravilhosas de livros que o filho adorava(infelizmente não existe mais, procurei e ela apagou a conta). São livros lindos, bem feitos, de escritores infantis brasileiros e estrangeiros, muitos deles bestsellers e ganhadores de prêmios de literatura infantil.


Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Julia Donaldson, Geoffroy de Pennart, entre outros, foram alguns dos autores que mais fizeram sucesso aqui em casa. Falarei mais sobre eles nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário