terça-feira, 31 de julho de 2018

O Homem Cão


Mais dois livros do Dav Pilkey (Capitão Cueca), dessa vez em quadrinhos. Com o mesmo tipo de humor irreverente e história absurda (um policial e seu cachorro sofrem um acidente e a maneira de sobreviverem foi juntando o corpo de um com a cabeça do outro), “O Homem-Cão” agradou em cheio aqui em casa! 

O primeiro foi Guilherme que ganhou e o segundo, meses depois, o Henrique(caçula). Acho que esse público de 6, 7 anos deve ser o que mais curte!


segunda-feira, 30 de julho de 2018

Salsichas Galácticas


Às vezes tudo que uma criança precisa pra ler certo livro é tempo.

No Natal do ano passado, Guilherme ganhou o primeiro volume de Salsichas Galácticas. Nessa época, os livros que lia eram do Capitão Cueca e estava na “vibe” de quadrinhos da Disney. Achou o livro grosso e disse logo que era “chato”. Não me importei e guardei.

Em maio desse ano, ele descobriu e se encantou por “Casa na Árvore de 13 andares”, que é um livro mais grosso e também mescla figuras e texto. Ao terminar de ler, quis os outros volumes e eu disse “tem que ler o que tem em casa.” Foi quando leu Salsicha Galáctica e adorou!!! Já ganhou e leu o volume 2. 

Às vezes a criança realmente não gosta de um livro (e gosto é gosto). Em outras, só não está pronta ainda. ;-)


Atlas mundial


Quem gosta de mapas???

Os meus filhos adoram! Comprei esse pra eles ano passado e eles adoraram! Teve um dia que estavam procurando Wakanda. ;-)

Esse é perfeito para os menores. Grande, colorido, bem ilustrado, papelão grosso. Tem o mapa-mundi, dos continentes e do Brasil.

Há um mês comprei um outro, bem mais completo, com mais de 50 mapas, que mostrarei aqui futuramente (aparece na última foto).





terça-feira, 24 de julho de 2018

Coleção: Abra e Descubra


Esses livros da coleção Abra e Descubra são simplesmente maravilhosos! Bonitos, coloridos e super instrutivos. Estimulam a curiosidade das crianças e são interessantes até para nós. 

Apesar de visualmente parecerem voltados para bebês, são mais indicados para crianças que já sabem ler. Meus filhos de 6 e 7 anos adoraram!










segunda-feira, 23 de julho de 2018

Coleção: Casa na Árvore


E essa é a série queridinha da vez! A série de livros que meu filho mais velho, Guilherme, está viciado. Toda vez que ganha um, só larga quando acaba. São seus livros preferidos do momento. 

Como pode ser visto abaixo, é um livro grosso, parece de adulto. Porém, por dentro, é cheio de imagens. O texto usa fonte de tamanho padrão, como livros “de adulto”, o que considero um ótimo treino, porque assim, aos poucos, vai se acostumando com texto.


Agora ele tem me pedido muito os outros volumes e eu fiz um desafio. Teria que ler os três livros que andavam encostados aqui. Desafio cumprido, volume “dos 52 andares” encomendado. Agora é só esperar chegar. :-)



domingo, 22 de julho de 2018

Academia Jedi


Depois que o meu filho mais velho, Guilherme, se encantou pela série do Capitão Cueca, comecei a pesquisar livros do mesmo estilo, que pudessem agradar. Ou seja: que tivessem uma pegada infantil, mas não “bebê”, e tivessem também imagens misturadas com texto. E que tivesse aventuras e humor.

Esses livrinhos se encaixaram bem. É sobre um menino que vai estudar numa escola de jedis. E, como toda escola, tem os colegas legais e os chatos, os professores maravilhosos e os que pegam no pé, etc. Lembrou um pouco Hogwarts, mas no universo Star Wars e sendo também mais infantil. Leu o primeiro há um ano, com 6, e depois comprei os outros.



Geronimo Stilton


Na mesma época de Academia Jedi, resolvi comprar um livro dessa coleção, que encontrei nas minhas pesquisas em blogs: Geronimo Stilton. 

Meu filho não se empolgou para ler e não insisti. O tempo passou, e um dia, meses depois, quando não tinha nada novo para ler, resolveu dar um chance. E gostou! Acabei comprando os outros volumes. Não é o preferido dele, mas como gostou, compartilho aqui. Pois podem ser os preferidos de outras crianças.



sábado, 21 de julho de 2018

Capitão Cueca e outros do Dav Pilkey


Meus filhos sempre adoraram que lêssemos para eles. Mas quando eles próprios iam ler, preferiam quadrinhos. Um dia, há um ano atrás, uma amiga me deu a dica do Capitão Cueca, de Dav Pilkey. Segundo ela, o filho adorava e lia na escola, no Canadá. Resolvi experimentar, e comprei o primeiro. 

Meus filhos gostaram tanto, que depois comprei os demais (são 12 volumes). São histórias divertidas e que eles acham super engraçadas (bem besteirol). Sempre que liam, ficavam empolgados e compartilhando as histórias com o irmão.


O que gostei é que os livros são uma boa mistura de texto e imagens, o que não deixa cansativo para eles. Foi a partir desses livros que meu filho passou a ler outros livros. Ler, não. Devorar! Depois desses, vieram vários outros, de coleções ou não, que postarei aqui futuramente. Ler tem que ser divertido!!!

Abaixo, outros livros de Dav Pilkey que compramos para eles e que seguem a mesma linha do Capitão Cueca: "Super Bebê Fraldinha" e "Ook e Gluk".


Julia Donaldson e Geoffroy de Pennart

Nas minhas pesquisas sobre livros infantis, descobri a Julia Donaldson, uma escritora britânica que ganhou vários prêmios de literatura infantil. 

O mais conhecido dela é “O Grúfalo”, que virou até um lindo curta de animação. O livro é todo rimado, mas de uma maneira que conseguiu atrair os meninos, já que a história é bastante interessante e instigante. Comprei outros, mas os preferidos foram Grúfalo e “Carona na Vassoura”, que até hoje é lido pelo meu caçula, de 6 anos.




Também descobri um autor francês chamado Geofroy de Pennart. Os livros são  bem legais, mostrando uma nova visão do clássico “Lobo Mau”. O preferido aqui em casa era “O Lobo voltou”.  O ideal é comprar junto o "Eu voltei", que conta a mesma história sob o ponto de vista do lobo. Meu mais novo ainda curte!



Monteiro Lobato em quadrinhos

Uma coleção que acho maravilhosa, para crianças que adoram ler quadrinhos é essa, do Monteiro Lobato. São 6 volumes que narram em quadrinhos, e com a participação da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, alguns clássicos da literatura mundial, como Dom Quixote.


Meu filhos adoram e já leram algumas vezes. Não sei como é em outras casas, mas aqui são fases. Já tivemos umas três dessa coleção. Da primeira vez, líamos para eles. As outras 2, leram sozinhos. Os preferidos em casa são "Minotauro" e "Os 12 trabalhos de Hércules".


É muito fofo ver eles, ainda tão pequenos, falando de Dom Quixote e Sancho Pança, Grécia antiga e contando histórias da mitologia grega.